Curso de Letras reflete sobre mercado de trabalho

O Departamento de Letras da FAMASUL, coordenado pelo Prof. João Constantino, realizou importante reflexão sobre o mercado de trabalho dos futuros professores. A reunião aconteceu na biblioteca da faculdade, às 19h30 (17/11/15).  

O evento contou com a presença de Ademauro Gomes, gestor da faculdade e também professor do curso. Ele fez uma abordagem comparativa de salários e possíveis condições de trabalho dos egressos de letras. As professoras Virgínia Carvalho e Rejane Correia chamaram a atenção para a valorização do magistério, digna função que exerce o profissional qualificado e incentivaram a leitura sistemática e constante para uma melhor atualização da prática pedagógica. Enquanto isso, Wilson Santos lembrou de sua longa experiência como professor de Língua Portuguesa, realçando a necessidade que se tenha profissionais bem qualificados para que a educação atinja melhores patamares. Estiveram presentes também no encontro a Prof. Edilene Oliveira e o Prof. Jailton Ferreira de Oliveira.

O coordenador do curso lembrou aos universitários da importância que eles têm no ensino da língua materna, e tratou das perspectivas e entraves de se lecionar na atualidade, levando-se em conta a baixa qualidade que vem do ensino médio. "Isso confronta com os avanços tecnológicos, dos quais devemos nos apropriar e avançar, cada vez mais, no ensino e na aprendizagem", disse Constantino.

A explanação continuou com uma abordagem detalhada feita pelo Prof. Ricardo Guerra, que tratou das diversas áreas de atuação para quem se forma em letras. Segundo ele, os diplomados nesse curso podem atuar nos seguintes campos profissionais: magistério, assessor de língua portuguesa, assistente de diretor de produção, redator e revisor, censor federal, editoração, pesquisa literária, edição de vídeos e cd-rons literários, histórico-literários e linguísticos, redação parlamentar, planejadores, coordenadores, organizadores de cursos e congressos, autores e diretores editoriais, tradutor e intérprete, contadores de histórias e de outras atividades artísticas, beletrismo, cursos de treinamento profissional e secretariado executivo.


Como se vê, além do mercado tradicional do magistério, sempre interessante e acessível, outros caminhos se abrem para os recém-formados de Letras. Ao final, foram sorteadas camisas com a divulgação do vestibular 2016.1.

Disponível em: www.famasul.edu.br/